Apesar de ter perdido as férias, Fernando Meirelles conseguiu que seu quinto longa além de abrir o festival de Cannes também entrará na competição que acontece do dia 14 ao dia 25 de maio.
"Me sinto tão feliz quanto nervoso com este espaço que nos foi dado. Sei que ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA não é o filme mais adequado para anteceder um coquetel e uma festa e sei também que algumas pessoas se sentirão incomodadas com a história, apesar de não haver nada que seja apelativo ou de mau gosto no filme. De qualquer maneira já estou preparando o espírito para uma possível artilharia. Em 2003, andei dizendo que havia uma onda de cinema latino-americano formando-se e confesso que me frustrei um pouco nos anos seguintes, por não ver confirmada minha sensação. Finalmente, ao ver esses 21 filmes latino-americanos nas diversas seleções de Cannes, começo a achar que aquela onda finalmente emergiu e está mostrando sua cara, armando seu tubo. Me sinto muito orgulhoso de estar ajudando a formar um pouco desta espuma que agora se mostra. " complementa Meirelles.
BLINDNESS, fala sobre uma epidemia que faz as pessoas perderem a visão numa cidade e fica conhecida como "cegueira branca", e lentamentamente vai se espalhando pelo país. Aos poucos, todos acabam reduzidos a meros seres lutando por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. À medida que os afetados pela epidemia são colocados em quarentena e os serviços do Estado começam a falhar, a trama segue a mulher de um médico, a única pessoa que não é afetada pela doença.
O foco do filme não é desvendar a causa da doença ou sua cura, mas apresentar a sociedade entrando em colapso por não conseguir distinguir o que é civilizado. Ao mesmo tempo é apresentado um grupo de internos que estão a procura de da humanindade perdida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário