terça-feira, 15 de julho de 2008

SIGNS, 2002 Buena Vista Pictures

Apesar de todo crítica, SINAIS tornou-se um dos filmes de maior faturamento da história, passando 200 milhões de dólares.
Eu fui uma das que contríbuiram para isso, já que fui logo na estréia sem imaginar do que se tratava, e saí do cinema com um ponto horrível de interrogação e um pouco de decepção também, mas, não posso condena-lo.

SINAIS me fez tremer. tenho medo desse filme até hoje. (falando seríssimo) não consigo assistir a noite (e nem de dia). e quando conto pra alguém que já viu, sempre me acham exagerada, por que todo mundo critica, mas vai saber porque ele me assustou assim, antes só O Iluminado ou o Bebê de Rosemary.
Talvez seja os milharais, sendo que um dos meus scary movies preferidos é Colheita Maldita que também se passa num milharal, ou o tema do desconhecido com o ar de "a verdade está lá fora," mas eu devo todo esse meu pavor a um cara: M.Night Shyamalans.
Esse cara criou os sustos de O sexto Sentido. Sabe aquela cena que a garota puxa a perna do garoto que vê gente morta, que faz você levar sustos de gelar a espinha? então, foi esse cara aí que criou. E que podemos dizer que foi ele que salvou SINAIS, já o que faz muita gente não gostar do filme é por ter um enredo fraco para uma ideia relativamente boa de roteiro.

Night Shyamalans é um diretor que sabe seguir a escola do suspense. Com um roteiro fraco em mãos, ele criou um terror usando o suspense com quadros parados, em cenas sem falas e o inesperado que faz agente pular da cadeira, e mais, em não mostrar o terror em si, ou seja o que é temido quase não se é visto, só ao final do filme.

No filme temos a família Hess, que vive numa fazenda isolada num pequeno vilarejo e que amanhece com uma possível brincadeira de vizinhos, mas ao perceberem que os mesmos símbolos que apareceram em sua fazenda, surgem no mundo todo, faz com que fiquem atentos com o que pode está acontecendo ao redor. Ao decorrer da história você vai conhecendo a família
aonde o pai (Mel Gibson) foi um pastor que perdeu a fé após a morte trágica da esposa, o irmão (Joaquim Phoenix) que foi um jogador famoso, hoje vive ajudando o irmão, e as crianças: a adorável Abigail Breslin (que foi a little miss sunshine) fazendo uma menina que não toma água seguindo da frase: a agua está contaminada. (marcou rs) e o irmão que fica apavorado com os acontecimentos.
A todo tempo Graham (Mel Gibson) tenta seguir a vida normalmente mas os acontecimentos o perturbam e voltam a provar a sua fé.

SINAIS é marcado pelo toque do diretor que fez todo o diferencial no filme mas não pode esquecer da trilha criada por James Newton Howard que ajuda no suspense junto com os takes criados por M. Night. De longe se eu ouvir a trilha já vai me dar um arrepio e vou lembrar do filme, vou lembrar do prédio em frente ao meu que tem um telhado igual ao da casa da fazenda que é uma das cenas que me dá mais susto e por aí vai. Acho que sou a única a ficar perturbada por esse filme.

IMAGENS: BUENA VISTA PICTURES
LINKS: ABIGAIL BRESLIN SITE/ CINECLICK

Nenhum comentário: