sábado, 5 de abril de 2008

TROPA DE ELITE, 2007 UNIVERSAL PICTURES

Ele começou polêmico, desde sua linguagem até o lançamento. Ficou famoso de boca-a-boca e da pior forma, pela pirataria. Tropa de Elite ficou marcado pela mensagem realista em mostrar a realidade carioca e violenta.

Quando foi lançado, no festival do Rio o filme já tinha sido visto pela maioria do país após uma cópia não finalizada ter parado nos camêlos do Rio de Janeiro e logo depois cair na Internet. Mesmo assim os ingressos para o lançamento esgotaram 1 hora após abrir as bilheteiras.


O segredo do sucesso é a forma como uma das maiores instituições militares do Rio de Janeiro, O BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) é apresentado ao público e a rotina de seus policiais além de mostrar o que acontece nos bastidores da corrupção na policia cívil, isso com a realidade violenta na cidade.



No filme baseado no livro A Elite da Tropa de Luiz Eduardo Soares, retrata a vida de dois amigos que entram para policia militar e a do capitão Nacimento (Wagner Moura) que integra o BOPE, que após passar por problemas pessoais resolve acha um substituto antes de sair.

Na trama é apresentado a rotina que se passa na cidade, em que a violência é alimentada pelo tráfico de drogas e que é alimentado por viciados da alta classe (na maioria) e a conivência entre policiais e traficantes na corrupção. O que se pode esperar de um filme assim, foi a indignação entre as duas corporações que tentaram proibir o lançamento.

Foi em vão. Em pesquisas feitas com a população carioca, a maioria concorda com o que foi apresentado na trama, em que violência se corrige com violência e que o ponto de vista apresentado, ou seja que não há esperanças na realidade vista em Tropa de Elite.
Apesar da grande polêmica, nos cinemas não é a primeira vez que a corrupção é apresentada, ainda mais numa corporação policial, Dia de Treinamento, que deu o oscar a Denzel Washington apresenta o policial corrupto Alonzo Harris que passa seus "ensinamentos" a um novato recém chegado e que aprende que a realidade ocorrida nas ruas é bem diferente da repartição policial.

Com realidades um pouco diferentes, os dois filmes apresentam o mesmo ponto de vista, de um caos instaurado numa grande cidade e que está longe de soluções.

Tropa de Elite, virou marco. Termos usados no filme viraram bordões e o capitão Nacimento tornou-se héroi brasileiro. A pirataria que seria a grande vilã, ajudou na divulgação do filme a atingir todos os públicos, sendo que a cópia do filme era vendida a 5 reais nas ruas.
Fazia tempo que um filme brasileiro fazia tanto sucesso no país e infelizmente o que agradou foi em apresentar tudo o que já estamos cansados de ver: corrupção, violencia, falta de moral e a falta de esperança.


LINKS: WAGNER MOURA BLOGGER/ CINECLICK/ UNIVERSAL PICTURES TROPA DE ELITE SITE.
IMAGENS: UNIVERSAL PICTURES.

Nenhum comentário: