segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

In the Valley of Elah, 2007 (Paris Filmes)

No Vale das Sombras (Indicado ao Oscar 2008 de melhor ator - Tommy Lee Jones)

No Vale de Elá (esse é o verdadeiro nome traduzido), seria meu favorito a melhor filme ao Oscar 2008, se fosse indicado, e até agora é o meu favorito de 2007.

Tommy Lee Jones é o ex-sargento Hank Deerfield, que recebe a noticía que seu filho Mike acaba de voltar do Iraque, aonde estava servindo, mas, está desaparecido. Hank vai até a base do exército no Novo México, atrás de notícias sobre seu filho, e tentar iniciar uma investigação. Com a ajuda da policial Emily (Charlize Theron), que se comove com a história, eles descobrem a realidade da guerra que não é mostrada nos meios de comunicação.
Ao se aprofundar na investigação, Hank descobre por meio de vídeos feitos por seu filho, como é o dia desses jovens soldados, suas atribulações e principalmente as barbaridades feitas contra os inimigos em batalha, transformando jovens comuns em verdadeiros monstros sem sentimentos.
O filme é uma crítica sobre o que acontece nesta batalha e sobre a indignação de um pai, já que o filme é baseado num artigo de Mark Boal publicado na revista Playboy. Paul Haggis (Crash - No Limite), demorou 1 ano e meio até terminar o roteiro, e o título do filme seria "morte e desonra", o mesmo título do artigo publicado na revista; mas escolheu no Vale de Elá, referindo-se a um trecho da bíblia, já que Elah é o lugar aonde Davi venceu Golias, e referindo-se ao pequeno sargento aposentado que peita a supremacia do exército americano em busca de justiça.

Para minha surpresa, esse filme teve só 1 indicação a estatueta do Oscar. Uma pena, já que um tema como esse devia ser mais explorado, tanto quanto o aquecimento global.




LINKS: E-PIPOCA/ CINECLICK/ NO VALE DAS SOMBRAS SITE.
IMAGENS: PARIS FILMES

Nenhum comentário: