Um Sonho de Liberdade - (Indicado a 7 Oscars)
Baseado em um romance de Stephen King, Ellis "Red"(Morgan Freeman), narra a história de Andy Dufresne, (Tim Robbins) um banqueiro que acaba sendo condenado a prisão perpétua pela morte da esposa. Mandado ao presídio de Shawshank, ele tem que encarar a dura realidade do sistema presídiario, logo sendo escolhido como isca fácil para abusos. Andy acaba chamando atenção de Red por ser esperto e calado, assim, ele também conquista amigos e a amizade do "negociador" Red, o cara que arranja o que você quizer lá dentro, mediante a pagamento é claro.
Com sua esperteza, Andy conquista alguns objetivos para passar o tempo, mas não é o que ele realmente deseja, a liberdade; e ainda por cima ajuda o seu maior amigo a conquistar também.
É realmente inacreditável como esse filme não levou nenhum Oscar, 7 indicações e nada, realmente vai ter azar. Morgan Freeman está sempre envolvido em histórias bonitas, quando eu vejo que ele tá no elenco, sei que algo devo gostar, é incrível, todo filme eu fico torcendo pra ele. A história é fantástica, uma das melhores de Stephen King.
Não tem como não ficar torcendo pra trupe em que anda Robbins e Freeman, você até esquece que todos eles, menos o Andy, são criminosos, como eles dizem, lá dentro todo mundo é inocente, O filme passa pelos anos 40 e 50, mas apresenta problemas e temas atuais, sistema carcerário decadente e corrupção. Apesar de mostrar idéias uteís como usar a mão-de-obra carcerária para o estado, sem um sistema penitenciário correto, não há como surgir reabilitação entre os presos.
Mas esse não é o caso dos mocinhos nesta história, que mostram a esperança aonde não há em que acreditar.
LINKS: CineClick/ Tim Robbins site/ Stephen King site.
Imagens: Warner Bros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário