quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Little Miss Sunshine, 2006 (20th FOX Searchlight) - Vencedor do Oscar de melhor roteiro original em 2007.

Em Little Miss Sunshine, o clichê da sociedade é mostrado nesta divertida e agradável história.

Realmente o filme não segue o padrão Hollywoodiano, e por isso ganhou o Oscar de melhor roteiro original e foi forte indicado a melhor filme (merecia ganhar), era meu favorito ao Oscar em 2007, e apesar de gostar dos trabalhos de Scorcese, não acho que Os Infliltrados foi seu melhor filme.
A pequena Olive, (Abigail Breslin) sonha em ser uma miss américa um dia, até que ela é chamada para particpar de um concurso nacional, o Miss Sunshine, sendo que Olive num segue muito os padrões de beleza desses concursos, estando um pouquinho gordinha, e usando grandes óculos de grau, mas, com seu jeitinho fofo, ela convence os pais a cruzarem metade do país para participar do concurso.

Olive não tem uma família muito comum, tem um avô radical, viciado em heroína, um irmão que parou de falar com todos, por desprezo, o tio recém chegado de um hospital psiquiatrico por tentar suícidio, e os pais da menina; a mãe que apesar de tudo tenta colocar ordem no lugar, e o pai, um psicólogo com um projeto de pirâmide social, em que os vencedores estão no topo e o resto são perdedores, e fica afirmando a meio mundo que seu projeto é um sucesso, e que todos devem segui-lo, até sua pequena filha de 7 anos. Então, imagina juntar todos numa Kombi e cruzar o país?

O filme apresenta a visão de uma familia conturbada que não segue o padrão criado pela sociedade, seja de beleza ou comportamento. Entretanto conquistou o público e arrecadou 50 milhões de doláres só nos EUA, sendo que o orçamento custou só 8 milhões. Quem não conhece ou tem uma família parecida com a de Olive? que apesar de todo os conflitos, no final, sempre se ajudam, afinal, é família e cada uma com sua perfeição.

Miss Sunshine, só custou 8 milhões de doláres, e demorou 5 anos para ser feito, já que os diretores não tinham apoio para vender o projeto. Após o festival de Sundance, aonde foi um sucesso, foi vendido por 10 milhões.
Apesar de ter sido um filme "barato", não deixou a desejar em qualidade, seja técnica ou de roteiro, com uma fotografia linda, também digna de indicação a academia.

(Ganhador do Oscar de melhor ator coadjuvante - Alan Arkin)
(Concorreu ao Oscar de melhor Filme e atriz coadjuvante - Abigail Breslin)

Links: Abigail Breslin Homepage./ site do filme - little miss sunshine.
Imagens: 20th FOx Searchlight entertainment.

Nenhum comentário: